domingo, 10 de julho de 2011

Dani, o valente

    Mamãe me disse: - Meu filho Dani é esperto e é ajuizado.
    Meu filho é valente, não chora como um bebezinho mimado. Eu nunca choro, sou bravo, e os valentes não choram. Então por que, mãe, por que essas lágrimas choram sozinhas?
    Eu dei uma flor para Núrit, pequena, azul, bonitinha.
    Dei-lhe uma maçã que era minha, dei-lhe tudo que tinha.
    A Núrit comeu a maçã, jogou no pátio a florzinha, e foi brincar com um menino, um só, o outro, da casa vizinha.
    Eu nunca choro, sou bravo, e os valentes não choram.
    Então por que, mãe, por que essas lágrimas choram sozinhas?
 


    A autora Miriam Yallan-Shteklis nasceu na Rússia, de uma família de judeus religiosos. Dedicou-se à Literatura escrevendo e publicando poesias para crianças. Em Israel, ela é considerada a maior poeta infantil.
    Encanta-me como professora e alfabetizadora, usar a Literatura infantil como principal meio para o ensino das primeiras palavras e  travar um paralelo entre a fantasia e a realidade, buscando subsídios para que as crianças encontrem em suas atitudes um aliado para sentirem-se integrantes de uma sociedade. Cria-se uma mentalidade no menino que ele é valente, não chora, não demonstra sentimento de fraqueza, fazendo com que ele sinta vergonha por se sentir humano.
    Estamos, desta forma, transformando o que é normal em anomalia. Estamos tirando de nossas crianças a espontaneidade, o sentimento pela perda, o choro por vergonha.
    Se adulto chora, por que nossas crianças não podem chorar quando sentem dor, tristeza, alegria? Vamos deixar aflorar o sentimento e, então, estaremos construindo um futuro com pessoas mais sensíveis evitando que  sejam robotizadas, não  sentindo que precisamos respeitar as diferenças individuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário